Celso Ferraz, diretor da Mitsui Prime Advanced Composites do Brasil, empresa com sede na Grande São Paulo e controlada pelo globalizado grupo japonês Mitsui Chemicals, em recente entrevista, diz que, como especialista em compostos de polipropileno de alta performance, a Mitsui Prime se adaptou para o mercado automotivo brasileiro apostando na eletrificação dos carros. Para ele, isso pode abrir oportunidades em novas aplicações ou mesmo acelerar o foco na redução do peso das peças automotivas, à medida em que as especificações vão sendo aprimoradas ou redesenhadas.
“Estamos atentos aos movimentos globais e a todas as oportunidades geradas para suportar quaisquer necessidades locais demandadas por clientes existentes ou que estão chegando.”, afirma.
Celso diz, também, que a capacidade instalada de carros no Brasil excede – e muito – a demanda atual e “ainda serão necessários alguns anos para chegarmos ao volume de 2.8 milhões carros produzidos em 2019. Talvez este número venha a ser alcançado entre 2027 ou 2028. Isso significa que retrocedemos uns oito ou nove anos desde a pandemia, em 2020.”
Também não podemos esquecer que já produzimos mais de 3.5 milhões de veículos em 2013. Esses indicadores reforçam que temos um elevado potencial na América do Sul, porém, as oscilações e enfraquecimento das economias na região tornaram o carro um ativo mais caro e distante de ser adquirido pela imensa maioria dos brasileiros.
“O que não significa que o mercado estagnou ou não vai crescer. Ao contrário, há um enorme potencial, principalmente porque ainda temos um carro para cada cinco habitantes, ainda muito distante da situação dos países mais desenvolvidos.”
Hoje, porém, a curva do crescimento do mercado de autos acena para um viés mais moderado e modesto, ao menos algo acima do PIB. Diante da veloz e constante evolução tecnológica que o setor de mobilidade vive, novas soluções vêm sendo empregadas e isso abre um horizonte muito promissor para introdução de produtos mais técnicos, atualizados e de cunho sustentável, ajudando a impulsionar a eficiência energética e descarbonização com maior conforto e bem-estar ao consumidor final.
A Mitsui Prime está totalmente comprometida e engajada com este propósito e não mede esforços para levar a melhor solução às novas demandas. Por mais que a produção brasileira de carros esteja hoje reduzida a faixa anual de 2.3 milhões de unidades, oportunidades são sempre lançadas e motivam o esforço constante da Mitsui Prime para crescer e melhorar sua atuação.
Nosso grupo tem vocação para desenhar produtos técnicos destinados às aplicações de segurança, tal como as relativas a peças aparentes ou mesmo com fins estruturais. Nossos desenhos são únicos e direcionados às necessidades de cada sistema, quer seja para expansão de compostos sobre sucedâneos metálicos ou mesmo plásticos correlatos. Avançamos muito nestes quesitos globalmente, a exemplo de PP com fibra longa colorida para peças aparentes, compostos translúcedos, black piano e de visual metálico, entre outras inovações passíveis de utilização a curto prazo por aqui.
Além disso, Celso afirma que, “a descarbonização é compromisso global do nosso grupo e no Brasil não é diferente. Um dos importantes tópicos neste processo é o uso de plásticos pós-consumo reciclados, pois contribui de forma significativa para a redução da pegada de carbono.”
O tema ganha corpo dia a dia no mercado automotivo brasileiro. Sua expansão será ditada pela viabilidade técnica, regularidade de fornecimento e garantia da qualidade, à medida em que haja evolução e controle eficiente da cadeia de abastecimento – desde a coleta à compostagem final. “Nesse sentido, o trabalho mundial da Mitsui Chemicals está mais avançado em algumas regiões, com aprovações e fornecimento de compostos contendo PCR para componentes de interiores, por exemplo.”
Texto parcialmente reproduzido da entrevista concedida por Celso Ferraz à “Plásticos em Revista” no 709.
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